EM CURSO O ESTUDO DE BASE DO PRODAPE, FINANCIADO PELO IFAD

A ABS está a realizar o Estudo de Base do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), uma iniciativa do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA), financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA/IFAD).

O estudo, de carácter técnico e estratégico, visa estabelecer a linha de base do projecto, com foco nos principais indicadores de desempenho definidos no Quadro Lógico do PRODAPE. Estes indicadores permitirão, ao longo do ciclo do PRODAPE, medir com rigor os impactos e resultados alcançados, como por exemplo (i) aumento da produção aquícola, (ii) melhoria da produtividade e sustentabilidade da cadeia de valor da aquacultura, (iii) promoção da aquacultura como negócio rentável, (iv) reforço da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, (v) integração de práticas de nutrição sustentável, e (vi) mitigação de riscos sociais, com especial atenção à inclusão de grupos vulneráveis.

Neste projecto, cuja intervenção da ABS cobre 23 distritos, entre as províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, tete, Manica e Sofala, o PRODAPE tem como plano beneficiar directamente 18.205 pessoas, e atingir, de forma indirecta, mais de 88.000 beneficiários, incluindo homens, mulheres, jovens e pessoas com deficiência.

Com este estudo, a ABS está a contribuir para a consolidação de dados que irão orientar a implementação estratégica do PRODAPE, fortalecendo a base técnica necessária para impulsionar a aquacultura de pequena escala em Moçambique, especificamente nas províncias da região centro e norte.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *