ABS REFORÇA ENVOLVIMENTO EM PROJECTOS DE PESCA E AQUACULTURA NO SUL DE MOÇAMBIQUE

Na sequência da realização do Estudo de Base do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA) e financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a ABS está a implementar para a Ayuda en Acción, uma componente estratégica do Projecto XA LISSIMA II.

Este projecto, financiado pela Xunta da Galícia, tem como objectivo promover a sustentabilidade e a gestão integrada da cadeia de valor da pesca e da aquacultura, impulsionando simultaneamente o desenvolvimento socioeconómico, a igualdade de género e a conservação dos ecossistemas de águas interiores na Província de Maputo.

Na primeira fase do projecto XA LISSIMA I a ABS teve um papel activo na capacitação das comunidades pesqueiras do distrito de Boane, bem como da equipa técnica do projecto, em matérias relacionadas com o associativismo, técnicas organizacionais e gestão empresarial, destinadas a associações, Pequenas e Médias Empresas (PMEs), pescadores e piscicultores.

Nesta nova etapa, as acções da ABS vão centrar-se nos distritos de Namaacha, Boane e Moamba, com enfoque nas comunidades locais envolvidas na pesca e na aquacultura. A intervenção prevê beneficiar directamente mais de 300 participantes, através da promoção de iniciativas empreendedoras inclusivas e sustentáveis, bem como da implementação de programas personalizados de capacitação e coaching.

O projecto conta ainda com a parceria institucional da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas (DPAP) da Província de Maputo, o que reforça a sua articulação com as políticas públicas nacionais e garante uma maior sustentabilidade e impacto das intervenções nas comunidades.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *